quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Hinocerontes

Características

Rinoceronte, nome comum dado a certas espécies de ungulados de dedos ímpares, cuja característica mais notável é a presença de um ou dois chifres, que na verdade são excrescências da pele. São animais grandes, pesados, de corpo robusto e patas curtas.
Cada pé tem três dedos funcionais, cobertos por uma unha parecida com um casco. A pele é grossa, de cor cinza ou castanha, segundo a espécie. Pode viver até os 50 anos, se morrer naturalmente. Pode alcançar a velocidade de 45 km/h.

Seu fiel amigo Tchiluanda

Excelente nadador, o rinoceronte passa várias horas dentro d'água aliviando as picadas dos insetos que atacam sobre tudo nas juntas da couraça. É anti-social, irascível e grotesco, mas tem um fiel amigo, o Tchiluanda, pequeno passarinho africano que lhe cata os carrapatos da carcaça e das orelhas, e o avisa da proximidade de inimigos. Presta-lhe ainda, segundo os nativos da África, um grande serviço: guiá-lo na direção de doces colméias, que o rinoceronte também aprecia.

Medicinal ?

São consideradas espécies ameaçadas, embora tenha pouca utilidade para o homem, ele é perseguido desde o tempo das cavernas. Acreditavam que seu chifre pudesse dar a juventude eterna, mas nenhuma parte de seu corpo é medicinal, por causa dessa crença, muitos rinocerontes foram exterminados. Única coisa utilizável para o homem, é sua pele, que é usada na confecção de escudos e calçados.
Rinocerontes.

Reprodução

É um animal de pobre reprodução: apenas um filhote, depois de uma longa gestação de dezessete meses, o filhote pesa 25 kg e alimenta-se de leite materno até os dois anos de idade. Ao completar cinco ou sete anos, já é adulto e passa a viver sua própria vida.

Cinco espécies

Há cinco espécies que compõem o grupo dos rinocerontes (onde quatro são cada vez mais raras). As cinco espécies são herbívoras e se alimentam de uma grande variedade de plantas. A visão do rinoceronte é pobre, mas o animal compensa essa deficiência com um olfato e audição muito desenvolvidos. Os rinocerontes Indiano e Java, possuem apenas um chifre, enquanto os outros três possuem dois chifres.

Rinoceronte Indiano

O Rinoceronte Indiano (Rhinocerus unicornis) tem a pele grossa, recortada por profundas pregas e salpicada de pequenos escudos córneos. Também vive na Ásia. Seu único chifre mede até 60 cm e não é usado como arma. Com essa função, o animal prefere usar suas presas.

Rinoceronte Java

O Rinoceronte Java (Rhinocerus sondaicus), atualmente pouco comum, ocorre na Ásia, na península da Indochina e da Malásia, em Sumatra, Java, Assam e Nepal. Mede 3 metros de comprimento e tem apenas um chifre. Sua pele é recortada em grandes placas.

Rinoceronte Branco

Rinoceronte Branco.
Depois do elefante, o maior mamífero terrestre é o Rinoceronte Branco (Cerathoterium simum), com 2 metros de altura, 5 metros de comprimento e 4 toneladas de peso. Tem dois chifres, dos quais o anterior mede até 1,50 m de comprimento. Apesar do nome, sua pele é escura e lisa. Ele habita as zonas descampadas e planas da África, comparado às outras espécies, é pacato e inofensivo.
Na foto abaixo, temos o Kei, um bebê de rinoceronte branco com menos de 15 dias, que passeia pelo Zôo de Edimburgo, na Escócia, sob o atento olhar da mamãe Umfolozi. Kei é o 12º bebê de Umfolozi.

Rinoceronte Sumatra

Outro que também vive na Ásia, é o Rinoceronte Sumatra (Dicerorhinus sumatrensis) e tem dois chifres. Sua pele é relativamente pouco espessa, com pregas superficiais. Habita a Tailândia, Malaca, Sumatra e Bornéu.

Rinoceronte Negro

O Rinoceronte Negro (Diceros bicornis) mede, no máximo 1,50 m de altura. Seus dois chifres, o anterior e o posterior, podem medir 70 e 50 cm de comprimento respectivamente. Ele ataca apenas para se defender e é ferocíssimo. Sendo provocado, o rinoceronte negro torna-se uma máquina quase invencível de destruição. Hoje, existem aproximadamente 12 mil pelas regiões africanas ao sul do Saara. Por esse motivo, a caça ao rinoceronte é um dos esportes mais procurados pelos caçadores profissionais e "turistas" que se embrenham na África à procura de sensações fortes.

Classificação científica

  • Classe - Mamíferos
  • Família - Rinocerontídeos
  • Ordem - Perissodáctilos (pés com número ímpar de dedos)


Girafas



Girafas


A curiosa anatomia das girafas... As propriedades fisiológicas das girafas são extraordinárias! O pescoço comprido e as enormes pernas conferem à girafa um movimento e uma elegância excepcionais, que a torna única, sui generis.
Elas têm o corpo relativamente curto, em comparação com o comprimento das pernas e do pescoço, o qual é ornado por uma crina baixa. Com base nos padrões do pelo, que escurece com a idade, e no tamanho e quantidade dos cornos, diversas subespécies já foram descritas...
ALTURA
COMPRIMENTO: Mede aproximadamente de 3,60 metros a 4,00 metros. O comprimento do corpo pode ultrapassar os 2,25 metros...
PESO: Apesar do aspecto longilíneo, é, com o elefante e o rinoceronte-negro, um dos mamíferos mais pesados do mundo. Pesa aproximadamente de 800 a 1.400 quilogramas. Um exemplar macho pode pesar mais de 1.000 kg. e a fêmea até uma tonelada. Ao nascer, os machos têm em média a altura de 1,9 metros e as fêmeas é cerca de 1,8 metros.
PERNAS: Os membros anteriores são maiores que os posteriores? Olhando para o animal temos a impressão de que suas pernas dianteiras são maiores do que as traseiras, isso se dá porque todo o corpo parece estar inclinado para baixo, na parte de trás. Embora as pernas sejam todas do mesmo comprimento, as pernas da frente parecem mais longas por causa do formato dos fortes músculos do topo da pernas e no início do pescoço.
Na imagem abaixo, reconheça os ossos da perna da girafa por sua forma e por sua posição em relação com ossos de outros animais como o gorila e o lobo...
PESCOÇO: A girafa é um animal caracterizado pelo seu enorme pescoço. Apesar de ser muito longo, cerca de 3 metros, o pescoço de uma girafa se sustenta em apenas 7 ossos – possui apenas sete vértebras cervicais típicas na maioria dos mamíferos. Tem a mesma quantidade de ossos que o pescoço de um homem, assim como de um rato, a única diferença é que eles são alongados e bem maiores. Para se ter uma ideia comparativa, o pescoço dos pássaros tem 14 vértebras, o dobro do pescoço da girafa!
Notas: A coluna vertebral está dividida em diversas partes; a do homem é composta por: 7 vértebras cervicais (estes são os sete ossos que formam o pescoço), 12 vértebras torácicas (abrangem o peito e têm costelas ligadas a ela) e 5 vértebras lombares (são as vértebras restantes abaixo do último osso torácico e a parte de cima do sacro), terminando no sacro e cóccix. As vértebras sacrais estão encaixadas dentro dos ossos da pélvis, e o cóccix representa as vértebras terminais ou cauda vestigial... O primeiro osso cervical é chamado de atlas e é onde a cabeça se une ao pescoço. O segundo osso é chamado de áxis sobre o qual rodam a cabeça e o atlas. As vértebras cervicais são numeradas de um a sete, do atlas para baixo, e são chamadas de C1, C2, C3 etc.
Fotos by Christopher Jameson, 1997.
VEJA O CRÂNIO E OS CORNOS – FORMAÇÃO OSSÍCULA DE SUA CABEÇA


(28k)


(33k)


(18k)
O olho é uma diminuta e perfeita câmara fotográfica, constituída por várias partes como esclerótica (branco do olho), pupila (menina dos olhos), íris, cílios, pestanas, pálpebras, sombrancelhas, vários músculos, entre outros...
O cérebro de uma girafa, com menos de meio quilograma, é pequeno em relação ao tamanho de seu crânio...
Entre os árabes e persas, os CÍLIOS são as mais potentes armas de fascinação amorosa, na simbologia. O costume de aumentá-los e pintá-los servia para expandir o seu poder sedutor... A foto acima mostra os cílios longos que as girafas têm...
Os pelos do “bigode” são longos...
LÁBIOS: São grossos, sendo o superior preênsil.
LÍNGUA: Ela é longa, áspera, flexível e de coloração escura. Utilizam-na, junto com o lábio superior, para arrancar as folhas dos ramos mais altos das árvores. Sua língua pode alcançar mais de 40 centímetros de comprimento!
Dúvida: É verdade que a girafa limpa as orelhas com a sua própria língua?
Um Bilhete de Loteria português diz que sim... Veja uma foto do UOL enquete!
Se elas tivessem o hábito de limpar as orelhas, fariam isso sim, uma vez que têm o “aparelho” devido... (risos) Entretanto, jamais soubemos de alguém que tenha visto uma girafa “limpando” a sua própria orelha...
A foto do lado esquerdo da tela mostra bem a língua de uma fêmea adulta de girafa-masai (Giraffa camelopardalis tippelskirchi), em agosto de 2001, no Zoológico de San Diego. By Brent Huffman, 2001 (www.ultimateungulate.com).
DENTES:
Fórmula dentária das girafas (informação recebida por Carlos Meda em 03/11/06), segundo o livro (com adaptações):
“A Fauna”, volume II, Salvat Ed. do Brasil Ltda., cujo autor é o Dr. Félix Rodriguez de la Fuente (1979, RJ)
I 0/3; C 0/1; Pm 3/3; M 3/3 (suposto total: 32 dentes)
  • Os dentes incisivos superiores e caninos estão ausentes... Nota: A girafa não possui os dentes incisivos superiores, no maxilar superior, que os demais ungulados usam para puxar a vegetação.
  • Dentes incisivos e caninos (série de 6? dentes, chamada de conjunto de dentes anterior), localizados bem na frente da boca, apenas na parte inferior. Tanto os incisivos como os caninos são afiados, cortantes e inclinados para frente (proclives), formando uma estrutura especialmente adaptada para cortar capim ou os ramos das árvores que são presos e puxados pela língua.
  • Dentes molariformes (série de 20? dentes, chamada de conjunto de dentes posterior), localizados na mandíbula na parte detrás, os quais são de superfície ou coroa irregulares, grandes e abrasantes que se implantam posteriormente tanto no maxilar superior como no inferior, formando uma estrutura especialmente adaptada para triturar ou moer os tecidos vegetais mais duros. Nota: Os molares ou “dentes mordentes” (cheek teeth) dos girafídeos têm cúspides em formas de meia-lua (selenodont), com baixas coroas e raízes bem desenvolvidas (brachydont).
  • Diástema – a série inferior dos molariformes é separada dos incisivos e caninos por um grande espaço sem dentes, denominado diástema.
Skull by SalsolaStock (salsolastock.deviantart.com).
Nota: Normalmente o número de dentes permanentes em um humano adulto é de 32 dentes, 16 na mandíbula e 16 na maxila: 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares. Entre os seis meses e os três anos, toda a dentição humana temporária, também chamada “de leite” ou decídua, está formada. É composta por 20 dentes, 10 na mandíbula e 10 na maxila, e é trocada dos seis aos onze anos de idade.
Foto-contribuição da colecionadora de girafas Celua.
ORELHASSão pontiagudas.
Foto do site Janet LaFara's Giraffe Haven.

(32k)
Beauty – the adjustment of all parts proportionately so that one cannot add or subtract without impairing the harmony of the whole – Leon Battista Alberti.
CAUDA: Terminada em um penacho escuro de pelos pretos (pincel final), mede 80 centímetros a 1,10 metros de comprimento.
CORAÇÃO: Em consonância com o seu tamanho as girafas têm um enorme coração que pode pesar até 11 quilogramas, com 60 centímetros de comprimento e 8 centímetros de espessura nas paredes. É o maior do mundo entre os animais terrenos. Ele é 43 vezes maior do que o coração do homem e precisa bater muito forte.
Isso se deve a necessidade de bombear o sangue com muita força para que a cabeça possa ser atingida. Seu coração está equidistante da cabeça e das patas, aproximadamente, pouco mais de dois metros tanto para baixo, como para cima.
Para que o seu sangue chegue até o cérebro o aparelho circulatório da girafa apresenta, em seu sistema venoso do pescoço, muitos vasos sanguíneos com alças (divertículos) que controlam o fluxo sanguíneo em qualquer das duas direções – são várias válvulas que ajudam o sangue a subir para chegar até o cérebro e também a descer para compensar o rápido aumento da pressão quando a sua cabeça está abaixada.
Para que o sangue consiga chegar no topo da cabeça, o músculo cardíaco da girafa é excepcionalmente forte mas, por outro lado, para que a pressão não seja excessiva no cérebro, existe uma rede de artérias muito finas (arteríolas) chamada sistema admirável, que faz com que a corrente sanguínea sofra uma redução da pressão.
Curiosidade: Museu do Coração.
PRESSÃO SANGUÍNEA: A girafa é importante como modelo para investigações dos mecanismos adaptáveis para mudanças gravitacionais de pressão. Estudos fisiológicos prévios têm se concentrado na pressão arterial do sangue, no coração e no pescoço. Essas investigações revelaram que a pressão arterial no coração da girafa precisa ser muito maior, o dobro da dos humanos ou de qualquer outro animal, para que a cabeça possa ser atingida pelo fluxo sanguíneo, mantendo assim a pressão sanguínea no cérebro.
J. V. Warren e sua equipe mediram as pressões nas artérias de algumas girafas de uma reserva no Quênia. Quando a girafa está deitada, sua cabeça e seu coração estão no mesmo nível, e a pressão arterial da carótida varia entre 180 a 240 mmHg e o rítmo cardíaco é 96 por minuto. Quando o animal levanta a cabeça, a pressão se mantém aproximadamente igual à da deitada, mas a frequência cardíaca diminui. Na posição ereta ou em movimento normal, aumenta a frequência cardíaca a cerca de 150/min, enquanto que a pressão arterial cai para 90 a 150 mmHg. O galope eleva a frequência cardíaca ao valor de 170/min e produz uma variação da pressão arterial entre 80 a 200 mmHg.
Seu coração bombeia com uma pressão entre duas ou três vezes maior do que uma pessoa com saúde normal... Uma pessoa saudável normalmente tem uma pressão arterial de 120/80 mmHg.
A pressão sistólica ao nível do coração da girafa varia entre 200 e 300 mmHg, enquanto que a diastólica varia entre 100 e 170 mmHg. O valor médio da razão pressão sistólica/pressão diastólica é de 260/160. Esse valor, comparado com o valor médio de uma pessoa – 120/80 – classificaria a girafa de hipertensa. Entretanto, essa hipertensão não se deve a problemas vasculares, mas é uma condição necessária para suprir o cérebro do animal com sangue quando ele está ereto. Notas: saúdesexualidade.

INTESTINO: O intestino da girafa é espantosamente comprido: quase 80 metros! Como seu intistino é muito longo e fino, consequentemente ele é mais lento. Isto serve para que durante todo percurso no aparelho digestivo, o intestino absorva ao máximo todos os líquidos e nutrientes do alimento.
SENTIDOS: O sentido mais bem desenvolvido das girafas é o da visão. Sua visão binocular lhe permite ver para frente e para os lados... Podem enxergar mais de um quilômetro de distância e distinguir as cores. Também têm o olfato (alcança uns 500 metros) e a audição bem desenvolvidos.

(25k)
VOZ (Zoofonia – sons produzidos por animais; atualmente, estabelecida como Bioacústica)
Uma das muitas coisas estranhas da girafa é que lhe falta a voz... Pois mesmo apresentando órgãos fonadores perfeitos, a girafa raramente emite sons. Foi sempre tão raro ouvir a voz da girafa que se supunha que ela fosse muda. Mas já se sabe que, mesmo silenciosas, elas podem produzir uma variedade de grunhidos, emitindo alguns sons breves, semelhantes a gemidos ou discretos gritos de chamada.
Elas não possuem propriamente cordas vocais, isto é, elas têm cordas vocais menores que são chamadas de pregas vocais, como todos os animais. O som de uma girafa é grave e abafado... Dizem que lembra o som de um carneiro ou ovelha...
LONGIVIDADE: Vivem aproximadamente até os 25 anos, mas em cativeiro podem alcançar os 28 anos.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Onça pintada

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Panthera
Espécie: P. onca


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
A onça pintada é uma espécie carnívora e alimenta-se, principalmente, de capivaras, serpentes, coelhos, veados, antas e outros mamíferos de pequeno porte. Come também peixes que ela mesma captura em rios, pois possui a capacidade de nadar
O acasalamento da onça pintada ocorre em qualquer época do ano e a fêmea costuma gerar de 1 a 4 filhotes por ano. Quando nasce, o filhote costuma pesar 1 kg aproximadamente.
Esta espécie mamífera habita uma vasta região que vai do sul dos Estados Unidos até a Argentina. Esta presente em grande quantidade nas matas e florestas tropicais do Brasil.
Possui mandíbulas muito fortes e, por isso, atacam suas vítimas mordendo na região do crânio
O animal macho atinge a maturidade sexual por volta dos 3 anos, enquanto a fêmea alcança com apenas 2 anos.
A expectativa de vida desta espécie (vivendo de forma selvagem) é de 12 anos aproximadamente. Em cativeiro, a onça pintada pode passar de 20 anos.
Para caçar, as onças preferem o período da noite.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
:
Período de gestação: 95 a 110 dias
Comprimento: em média 1,80 m (macho) e 1,40 m (fêmea)
Peso:  aproximadamente 100 kg
Cor: mesclada de amarelo, preto e branco
Altura: aproximadamente 80 cm

Arara Azul

A Arara Azul é o maior na família das Araras. Elas podem crescer até uns enormes 100 centímetros de comprimento com uma envergadura de quase 120 centímetros.
São gigantescos pássaros azuis, voando. E que azul! A Arara Azul é coberta com penas do mais vibrante azul que você alguma vez já viu.
Têm um bico enorme, impressionante, preto com listra amarela na mandíbula inferior e que é conhecido por ser o mais poderoso de todos os pássaros, tendo o poder de quebrar cocos.
Nativa ao centro-oeste, centro e sudoeste do Brasil, Bolívia e Paraguai, a Arara Azul vive principalmente em áreas fracamente arborizadas nos campos sazonalmente inundados, típicos no Pantanal. 
As araras selvagens também conhecido como o Anodorhynchus hyacinthinus vivem em pares, grupos familiares ou bandos de 10 a 30 e comem uma variedade de frutas, nozes e sementes, flores, folhas e caules de plantas e insetos e caramujos para proteína. Quando a arara adulta acasala, normalmente, é para a vida inteira
Elas começam a reproduzir cerca dos sete anos de idade e, geralmente, uma vez por ano. A fêmea deposita um ou dois ovos, que chocam após aproximadamente 29 dias. Os filhotes são independentes em cerca de seis meses de idade. Uma das características marcantes da Arara Azul é apesar de seu tamanho grande e poderoso bico, elas são extremamente gentis. Conhecidas como "gentle giants", as araras azuis não costumam morder ou tornar-se agressivas.
Embora as araras seja reconhecidas como pássaros barulhentos, a verdade é que parece que essa característica não chegou à arara azul. Na verdade, elas conversam de manhã e à noite, normalmente, porque na natureza, esta conversa é geralmente uma maneira de determinar onde está cada um do grupo familiar.
O Arara Azul é um pássaro espectacular amado em todo o mundo pela sua beleza e sua personalidade.
Infelizmente este pássaro incrível está na lista de Espécies Ameaçadas. Seus números, são dramaticamente pequenos e tudo o que pode ser feito para salvar sua espécie é um passo positivo.
O Araras Pantanal Eco Lodge tem a honra de participar em um plano de conservação da Arara em geral e das Araras azuis em particular, cuidando e libertando para a natureza cerca de 50 animais por ano.


Leões


Os leões são animais selvagens, conhecidos como o rei da selva .
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA: 



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Panthera
Espécie: P. leo


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Leão é o nome popular do felino cujo nome científico é panthera leo.
O leão é encontrado em três continentes: África, Europa e Ásia. Porém, a grande concentração atual de leão ocorre nas savanas africanas.
A cor deste animal varia entre a amarela claro e o marrom.
Os machos se diferenciam das fêmeas pelo tamanho, peso e presença da grande juba.
Os leões são carnívoros e caçadores (principalmente as fêmeas). Os leões se alimentam de antílopes, gnu, búfalos, zebras, javalis e outros mamíferos de pequeno e médio porte. Um leão de grande porte pode comer até 35 quilos de carne em apenas um dia.
Vivem em grupos de 5 a 40 animais, formado na maioria por fêmeas.
As fêmeas são responsáveis pela caça e cuidado dos filhotes, enquanto os machos são encarregados de proteger o grupo dos animais maiores.
Existem várias espécies de leões, porém as mais conhecidas são: leão-sul-africano, leão-do-atlas, leão-asiático, leão-do-cabo e leão-senegalês.
Podem atingir até 55 km/h, porém conseguem percorrer pequenas distâncias.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
:
Comprimento:  entre 2,5 m e 3,0 m (macho) e  entre 2,3 m e 2,7 (fêmea)
Peso:  entre 150 e 230 kg para machos e entre 120 a 170 kg para fêmeas.
Cor: do amarelo claro ao marrom
Altura: aproximadamente  60 a 90 cm

Leões com especies emprisionantes como o :

Uma raridade na natureza
  Quando o leão ruge dentro da noite africana, cai o silêncio  e reina o terror sobre as campinas. O rugido e a juba são marca registrada do leão. Mas o grito do rei dos animais é na verdade um sinal de que ele está satisfeito e de bom humor - até que a fome o faça interromper de novo seu descanso.
  Esse animal solitário dorme dias inteiros nas savanas amareladas confundindo-se com o ambiente. Quando está faminto, o leão se põe à espreita das manadas de zebras, antílopes e girafas. Escondido no capim, pula sobre a presa e domina-a.
    Ele caça também em grupos. A melhor caçada é a do crepúsculo, à beira dos poços de água. O leão pode até chegar a disputar um pedaço de carniça com as hienas, mas dificilmente ataca o homem. Os chamados comedores de gente são leões velhos  e fracos demais para caçar, os quais ficam rondando as aldeias.
    O leão macho, às vezes, sai à procura de uma companheira. Não é uma tarefa fácil, porque ele tem de enfrentar uma dúzia de rivais. Ocorrem brigas até que triunfe o leão mais forte. A corte dura pouco. Quando os filhotes nascem, vários meses depois, o leão guarda zelosamente o território.
    Acredita-se na existência de apenas 70 animais desta espécie. Informações dão conta que não existam mais em seu habitat natural, mas somente em cativeiros, circos e zoológicos.
   Sua estrutura física e seu comportamento não diferem em nada de seus irmãos Leões, podendo chegar a medir de 2 a 3m de comprimento e a medir mais de 115 kg, vivendo cerca de 18 anos em seu habitat natural, e a quase 30 anos em cativeiro. Sendo que os cientistas afirmam que seus hábitos alimentáres são iguais (na natureza e em liberdade), mas na realidade há uma diferença: na natureza sua alimentação é natural, sendo a caça e em cativeiro: é uma dieta preparada pelos humanos, com isso restringindo sua habilidade para a caça se solto na natureza.
    Existe no meio científico uma teoria para sua cor branca , os felinos tem uma anomalia genética, fazendo com que não produzam melanina, dando-se essa anomalia na proteina tirosina (substância responsável pela pigmentação da pele e, ou cabelo).
   Os genes produtores dessa irregularidade, fazem parte nos felinos comuns agindo em alguns desses leões por mero acaso. Os cientistas acretitam também que hoje em dia esses genes não existam mais em felinos livres na natureza.
   Quando se referem a esses felinos (Leão branco) como "ALBINO" (na zoologia "anomalia congenita, caracterizada pela ausência total ou parcial de pigmento da pele dos pelos ou do olho)  estão cometendo um gravíssimo erro , pois existem pigmentaçoes claras, em seus olhos,que geralmente são azuis ou dourados e, em seu nariz(marrom, preto), suas patas marrom, o correto é "Leucismo" particularidade genética devido a um gene recessivo, que dá a cor branca aos animais. Os animais leocisticos não são sensíveis a luz do sol: são ligeiramente mais resistentes.
   Esses Leões branco originam-se de uma loclidade da Africa do Sul, exatamente em "Timbavati" situada a margem de um rio do mesmo nome, na provincia de Limpopo, que é uma reserva naturalde uma grande savana, sendo que por muitos e muitos anos essa savana chamadaTimbavati, era considerada um santuário sagrado, cujos nativos a denominavam "lugar onde algo sabrado desceu do céu" Esta reserv natural localiza-se perto de Kruger Park na Àfrica do Sul.
   Alguns cientistas querem acreditar que ainda existm alguns exemplares desses Leões branco solto na savana de Timbavati. Pois se tem certeza dos que vivem em cativeiros.
  Por sorte existem 3 variedades genéticas diferentes desses Leões branco.
  A primeira:- descoberta por um cientista na década de 70, quando realizav a seus estudos, levando os filhotes encontrados para os Estados Unidos, no Zoológico de Proteção Animal de Indiana, para poder perpetuar sua raça.
  A segunda:- Descoberto pelo Zoológico de Johanesburg, quando da captura de um Leão branco macho. Hoje só é encontrado e Las Vegas em um circo.
  A terceira:- Também encontrada na localidade de Timbavati, sendo um Leão branco macho, capturado nos anos 80, vivendo em um parque particular.
  Os Leões branco, vivem em grandes bandos na natureza, a maioria fêmeas que dão crias a cada 2 anos, sendo sua gestação de 100 a 108 dias, nascendo de 3 a 4 filhotes, com manchas tigradas em seus membros, as quais desaparecem após 6 meses de idade. Os Leões branco possuem uma visão noturna e olfato muito afiados.
  Muitas das vezes esse grupo tem que matar seus próprios filhotes para nao colocarem em risco seu grupo. Por sua cor ser muito branca, típica desses felinos, tornan-se um enorme problema para eles, pois não conseguem se camuflar na vegetação.
  " Conta a história, de que estes Leões brancos existem a centenas de anos, só conhecido pelos africanos, que os cercavam de mitos, lendas e poderes sobrenaturais, mas que sua descoberta só foi documentada na década de 28, continuando na obscuridade até a década de 75, mas somente agora que está se dando importância maior a esses felinos, com sua divulgação em documentários pela TV., Internett, para que o mundo saiba de sua existencia e não deixem que se tornem animais extintos, pois já estão há muito tempo na lista de extinção. Pelo menos os cientistas estão fazendo de tudo para que essa raça tão nobre de LEÕS BRANCO, nao sumam de vez , pois a capacidade humana  de destruir a naturteza é assombroza, desumana por assim dizer."
    CURIOSIDADE:- O Leão branco já tem uma animação bem antes de sua divulgação pelos cientistas. Criada por um Japones, o desenho chama-se "Kimba".
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Características:
Comprimento: 274 centímetros
Altura do quarto dianteiro: 120 centímetros
Peso: 125 a 200 quilos
1 ninhada por ano
2 a 6 filhotes por ninhada
Período de gestação: aproximadamente 4 meses
Vida média: 18 anos na natureza